Como congelar os alimentos corretamente

Alimentos Congelados no Freezer

Com a vida que levamos, nem sempre temos tempo e disposição para ir à feira ou ao supermercado comprar alimentos fresquinhos para a nossa alimentação diária. Por isso, e para isso, congelar os produtos é uma alternativa prática, saudável e econômica para aproveitaros alimentos sem perder sabor e nutrientes.

Se a proposta é optar pela praticidade, a dica é: prepare e congele alimentos naturais, nada de muito industrializados! A vantagem é que além de mais simples, ao refrigerar, também aumenta a durabilidade e boa parte das propriedades são conservadas.

Lave
Congelar os alimentos limpos e higienizados evita a proliferação de bactérias durante o descongelamento, além de facilitar na hora do consumo. Uma boa dica é já deixá-los também cortados.

Espere esfriar
Caso vá congelar pratos prontos, aguarde que a preparação esfrie e transfira para a embalagem, feche bem e coloque no freezer.

Legumes e verduras
Congele apenas aqueles que serão consumidos fritos, cozidos ou assados, caso contrário, se a ideia for consumir cru, prefira os frescos, pois o alimento perde a textura.

Frutas congeladas
Também devem ser limpas e cortadas, de preferência, retire os caroços. Guarde-as em pequenas porções e utilize-as para preparações de sucos, vitaminas, bolos e tortas.

Carnes
Qualquer carne pode ser congelada e somente ser recongelada no prato pronto, por isso, leve-as ao freezer separadas em pequenas quantidades.

Identifique os alimentos
Colocar etiquetas nos potinhos, além de proporcionar uma maior organização, facilita muito na hora da busca do que vai descongelar. Colocar a data também ajuda para ter um controle do que está a mais tempo no freezer.

Tire o ar das embalagens
Deixe o mínimo de ar possível. A embalagem a vácuo, por exemplo, elimina toda a umidade e tende a preservar melhor o sabor da comida. Uma boa dica é usar um canudo para tirar o máximo de ar presente.

O que não podemos congelar?

Vegetais folhosos
Rúcula, escarola, agrião, alface, e também pepino e rabanete, são alimentos que têm muita água e, por isso, murcham e perdem o sabor quando congelados.

Ovos cozidos e omelete
Eles perdem a textura e ficam borrachudos.

Queijo e iogurte caseiro
Queijos do tipo ricota e minas talham e ficam rançosos quando vão para o freezer.

Carnes fritas ou empanadas
O melhor é que elas sejam congeladas cruas, assadas ou cozidas. É importante dizer que a carne crua descongelada só pode ser congelada de novo se estiver cozida.

2 comentários

  1. Vera Lucia Godoi Lacerda em 30 de março de 2021 às 4:58 pm

    “Uma boa dica é usar um canudo para tirar o máximo de ar presente”.
    Gostaria de saber como se faz tal operação. Gostei muito do artigo mas não saberia utilizar o canudo para extrair o ar. Aguardo mais informação. Desde já o meu muito obrigada.

    • Priscila Alcantara em 30 de março de 2021 às 6:45 pm

      Oi, Vera! A dica é você colocar o canudo, sugar o ar (chupando) até o saquinho ficar todo murcho. Assim seu alimento dura mais 😉

Deixe um Comentário





Mais conteúdos

A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha e se você ama essa iguaria tipicamente brasileira, trouxemos um pouco.

Aprenda a fazer pizza sem glúten em casa

Aprenda a fazer pizza sem glúten em casa

Brasileiro ama pizza, né? E quem sofre com restrição alimentar pode comemorar que tem receitinha para você também!

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Os queijos estão presentes no cotidiano de todo mundo. Mas é preciso ter uma atenção especial quanto ao seu armazenamento,.

Umami: curiosidades sobre o 5º gosto do paladar

Umami: as curiosidades do 5º gosto do paladar

Doce, azedo, amargo salgado e umami. Sim! Existe o 5º gosto do paladar e é sobre ele que você vai.

Sucos que aumentam a imunidade

Sucos que melhoram a imunidade

Ricos em nutrientes, vitaminas e minerais eles fazem muito bem para a saúde e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês as refeições

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês nas refeições

Alecrim, tomilho, orégano, manjerona e flores de lavanda formam as Ervas de Provence. O toque francês que você precisava na.