Como congelar os alimentos corretamente

Alimentos Congelados no Freezer

Com a vida que levamos, nem sempre temos tempo e disposição para ir à feira ou ao supermercado comprar alimentos fresquinhos para a nossa alimentação diária. Por isso, e para isso, congelar os produtos é uma alternativa prática, saudável e econômica para aproveitaros alimentos sem perder sabor e nutrientes.

Se a proposta é optar pela praticidade, a dica é: prepare e congele alimentos naturais, nada de muito industrializados! A vantagem é que além de mais simples, ao refrigerar, também aumenta a durabilidade e boa parte das propriedades são conservadas.

Lave
Congelar os alimentos limpos e higienizados evita a proliferação de bactérias durante o descongelamento, além de facilitar na hora do consumo. Uma boa dica é já deixá-los também cortados.

Espere esfriar
Caso vá congelar pratos prontos, aguarde que a preparação esfrie e transfira para a embalagem, feche bem e coloque no freezer.

Legumes e verduras
Congele apenas aqueles que serão consumidos fritos, cozidos ou assados, caso contrário, se a ideia for consumir cru, prefira os frescos, pois o alimento perde a textura.

Frutas congeladas
Também devem ser limpas e cortadas, de preferência, retire os caroços. Guarde-as em pequenas porções e utilize-as para preparações de sucos, vitaminas, bolos e tortas.

Carnes
Qualquer carne pode ser congelada e somente ser recongelada no prato pronto, por isso, leve-as ao freezer separadas em pequenas quantidades.

Identifique os alimentos
Colocar etiquetas nos potinhos, além de proporcionar uma maior organização, facilita muito na hora da busca do que vai descongelar. Colocar a data também ajuda para ter um controle do que está a mais tempo no freezer.

Tire o ar das embalagens
Deixe o mínimo de ar possível. A embalagem a vácuo, por exemplo, elimina toda a umidade e tende a preservar melhor o sabor da comida. Uma boa dica é usar um canudo para tirar o máximo de ar presente.

O que não podemos congelar?

Vegetais folhosos
Rúcula, escarola, agrião, alface, e também pepino e rabanete, são alimentos que têm muita água e, por isso, murcham e perdem o sabor quando congelados.

Ovos cozidos e omelete
Eles perdem a textura e ficam borrachudos.

Queijo e iogurte caseiro
Queijos do tipo ricota e minas talham e ficam rançosos quando vão para o freezer.

Carnes fritas ou empanadas
O melhor é que elas sejam congeladas cruas, assadas ou cozidas. É importante dizer que a carne crua descongelada só pode ser congelada de novo se estiver cozida.

Mais conteúdos

Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?

O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..

Friends camping and having a barbecue

Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa

É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.

homemade pulled pork burger with coleslaw and bbq sauce

Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano

O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.

rócolis - Tá na Época

Brócolis – Tá na Época

O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.

Sal Rosa do Himalaia - 5 Benefícios para o Corpo

Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo

De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.