O chocolate ideal para cada pessoa

O chocolate ideal para cada pessoa

A Páscoa está chegando e os amantes do doce já podem comemorar: o chocolate pode entrar como aliado da saúde e da dieta! A médica especialista em emagrecimento Dra. Ana Luisa Vilela, médica nutróloga da capital paulista, conta que para cada idade, necessidade e patologia, cabe uma versão da guloseima, ou seja, existe um chocolate ideal para cada pessoa. Gostou da notícia? Então, continue lendo esse texto.

– Os diabéticos devem evitar os bombons recheados, eles podem ter mais gordura, na composição, mas não podem conter açúcar;

– Os atletas que visam ganhar mais massa muscular podem consumir o chocolate com alta concentração de proteína como aquelas barras de proteína cobertas com chocolate;

– Para quem tem anemia a alta concentração com o cacau acima de 70% é uma boa opção;

– Para os compulsivos por doce, mas que querem emagrecer, devem optar por versões de, no mínimo 80% de cacau;

– Já as crianças podem experimentar de todas as versões, mas sempre preferir os sem recheios.

E ainda vale contar como ganho que qualquer pessoa pode ter: “O mecanismo de aumento da sensação de saciedade promovida na ingestão do alto teor de cacau do chocolate amargo, pode sim ajudar a emagrecer. Ela explica que algumas substâncias do cacau, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, agem no cérebro fechando os receptores que necessitam de doce. Assim, quando o desejo de açúcar diminui, fica bem mais fácil controlar os ponteiros balança”, fala a especialista.

Isso porque, devido a presença de polifenois no chocolate amargo em maior concentração do que o encontrado nos sucos de frutas, o doce possui atividade antioxidante e estimula o sistema imunológico, e a médica ainda lembra: “o ideal para um adulto é comer 30 g de chocolate por dia, o que é equivalente a dois tabletes e cuidado: ingerir uma grande quantidade de chocolate de uma vez só pode ser perigoso já que as gorduras saturadas do leite e a vegetal hidrogenada aumentam muito o risco de obesidade”.

Com essas dicas fica fácil escolher qual o chocolate ideal para cada pessoa. E não esqueça: a dica é consumir com moderação, assim você sacia a vontade de comer um docinho sem comprometer a saúde.

Sobre a Dra. Ana Luisa Vilela

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência Portuguesa de São Paulo) e pós graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP. Hoje, dedica-se a frente da rede da Clínica Slim Form a melhorar a autoestima de seus pacientes com sobrepeso com tratamentos personalizados que aliam beleza e saúde.

www.draanaluisavilela.com.br

Veja também:

Segredos para um bolo perfeito

6 mitos em relação ao vinho que você precisa saber

Mais conteúdos

Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?

O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..

Friends camping and having a barbecue

Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa

É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.

homemade pulled pork burger with coleslaw and bbq sauce

Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano

O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.

rócolis - Tá na Época

Brócolis – Tá na Época

O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.

Sal Rosa do Himalaia - 5 Benefícios para o Corpo

Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo

De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.