Saiba como usar os melhores tomates para sua receita

Não é um tomate muito ácido e é bastante adocicado, excelente para saladas, molhos e pratos quentes como risotos ou na fabricação de ketchup | Unsplash

O tomate é um fruto que surgiu aqui na América do Sul, na região da Cordilheira dos Andes e foi descoberto entre os séculos 15 e 16. Os tomates são frutos que trazem inúmeros benefícios para a saúde. 

Segundo o portal do horticultor, o Brasil é um maiores produtores desse famoso fruto, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Itália, Turquia, Espanha, Grécia e Egito a nível de produção mundial. No Brasil, existem sete tipos de tomates entre os mais consumidos.

 

Veja também -Aproveitamento total: evitando o desperdício de talos

 

Diferentemente de outros países, onde há tomates das mais variadas cores – amarelo, roxo, laranja e rajados – por aqui  os vermelhos ainda são os preferidos.

Ingrediente básico e coringa, existem muitas variedades de tomates, alguns mais ácidos e outros mais doces. Alguns mais carnudos e outros com mais polpa. Saber escolher o tipo certo para a receita certa pode fazer a diferença. Por exemplo, você sabia que alguns tipos de tomate não são indicados para fazer molhos e outros que combinam mais com entradas e saladas?

Benefícios do tomate

Algumas pessoas não podem consumir muito tomate por conta da sua acidez, porém, para quem pode, ele tem muitos benefícios para a saúde.

  • Vitaminas A, C e E
  • Beta-caroteno
  • Manganês
  • Potássio

Como escolher?

Para saladas, os tomates mais firmes são os melhores. Porém, não devem ser totalmente duros e claros demais. Já para fazer um molho, escolha os vermelhos mais escuros e macios. Sempre escolha os que estejam sem rachaduras ou manchas.

 

Veja também -Tipos de facas que todo churrasqueiro precisa ter

 

Agora conheça quais são os tipos de tomates disponíveis e a melhor forma de usá-los

Caqui

Vermelho e bem grande. Por não ser adocicado e ter uma boa acidez, não é uma boa opção para fazer molho, porém é excelente para fazer saladas, vinagretes e espetinhos.

Tomate Caqui. Uma opção perfeita para saladas, vinagretes e espetinhos | Reprodução da Internet

Carmem 

O tomate mais consumido no Brasil. Popularmente conhecido como “longa vida” pois dura bastante tempo. É  indicado para saladas.

Tomate Carmem. O tomate mais consumido do Brasil | Reprodução da Internet

Cereja

Como diz o nome, parece uma cereja, bem lisinho e quase nunca tem rachaduras. Ele é perfeito para saladas, canapés, massas e risotos.

Tomate Cereja. Pequeno e doce, é perfeito para saladas, canapés, massas e risotos | Reprodução da Internet

Débora 

Ele é um tomate bastante coringa, sendo usado para várias receitas. É uma boa opção para o  dia a dia, tem mais água e sementes do que os outros tomates. Ótimo para fazer tomate seco, saladas e molho de tomate.

Tomate Débora. Uma opção coringa, muito usado para fazer tomate seco, saladas e molho de tomate | Reprodução da Internet

Holandês 

Esses tomates são vendidos em várias unidades. Ele fica nos ramos para continuar amadurecendo após a colheita; por isso é importante escolher ramos verdes na hora de comprar, se estiver marrom é porque está passado. Não é um tomate muito ácido e é bastante adocicado, excelente para saladas, molhos e pratos quentes como risotos ou na fabricação de ketchup

Tomate Holandês. Não é um tomate muito ácido e é bastante adocicado, excelente para saladas, molhos e pratos quentes como risotos ou na fabricação de ketchup | Unsplash

Italiano

Tem um formato alongado, carnudo, menos aguado e com menos sementes do que os outros. A maior desvantagem é que ele é o mais sensível de todos, então ele costuma estragar fácil. Ele é a opção perfeita para molhos, o famoso drink Blood Mary, suco de tomate e tomate seco.

Tomate Italiano. Uma opção perfeita para molhos, o famoso drink Blood Mary, suco de tomate e tomate seco | Unsplash

Sweet grape

É o mais doce dos tomates. Costuma ser bem mais caro e parece uma miniatura do tomate italiano. Ótimo para pratos frios e harmoniza com ervas e queijos.

Sweet grape. É o mais doce dos tomates, ótimo para pratos frios e harmoniza com ervas e queijos. | Unsplash

Mais conteúdos

Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?

O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..

Friends camping and having a barbecue

Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa

É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.

homemade pulled pork burger with coleslaw and bbq sauce

Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano

O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.

rócolis - Tá na Época

Brócolis – Tá na Época

O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.

Sal Rosa do Himalaia - 5 Benefícios para o Corpo

Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo

De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.