Lanche na brasa: conheça o delicioso choripán

Por Juliana Cleto

Excelente entrada para churrasco ou um lanche para aqueles dias corridos, o choripán atende a todas as demandas apressadas do cotidiano. O nome vem do espanhol: chorizo e pan, ou seja, pão com linguiça. Esse sanduíche é muito comum na Argentina e Uruguai.

A linguiça argentina ou chorizo argentino tem um outro sabor, porque mais de 50% da linguiça é feita com carne bovina. Além disso, é preparada nas brasas, até ficar douradinha, o que dá aquele sabor extra de churrasco.

Leia mais – Além do vinagrete: veja como preparar molhos que combinam com seu churrasco

A invasão do choripán no Brasil começou pela região Sul, onde o sanduíche é bastante conhecido há várias décadas, especialmente nas praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Hoje, o prato é muito popular em toda América Latina. Mas todos os países foram adaptando a receita à sua própria cultura. Por aqui, ele ganhou versões com manteiga, pasta com alho, vinagrete, além de outros ingredientes. Mas o prato tradicional utiliza apenas pão, linguiça e chimichurri (molho argentino levemente picante).

Aprenda a fazer choripán

Deixe as linguiças em brasa média por 15 min, depois vire-as e deixe mais 15 min. Abra-as ao meio e deixe-as por mais 5 min com a parte interna virada para a brasa. Coloque o pão na churrasqueira por 1 min de cada lado. Abra o pão, coloque a linguiça aberta e adicione uma quantidade generosa de chimichurri.

Receita de chimichurri

1/2 xícara de salsinha picada

4 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de orégano

1 colher de sopa de pimenta calabresa

1/4 xícara de vinagre de vinho tinto

1/2 xícara de azeite de oliva

Modo de preparo

Junte e misture bem os itens O ideal é deixar o chimichurri descansar por 24 horas para ele absorver bem o sabor.

Categorias:

Leia também