A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha e se você ama essa iguaria tipicamente brasileira, trouxemos um pouco da história dela aqui. Confira!

Por Juliana Cleto

Sabia que hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional da Coxinha? Paixão nacional, o salgado é tão querido e amado pelos brasileiros que tem um dia próprio para celebrá-lo. Cheio de versões, esta iguaria vai bem em toda e qualquer ocasião: no happy hour com os amigos; no aniversário das crianças; para afogar as mágoas depois de uma decepção; e até para comemorar uma nova conquista. Versátil, né? Mais ainda são as variações, que vão desde a massa (de batata, mandioca, cenoura) até os sabores (haja imaginação!). Não é a toa que é o salgado preferido dos brasileiros.

Além de uma receita deliciosa de coxinha de frango, também trouxemos um pouquinho da história dessa delícia, que vem lá do Brasil Imperial. Para reforçar essa versão, existe uma pesquisa da historiadora Roberta Malta Saldanha, que pode ser lida no seu livro “História, lendas e curiosidades da Gastronomia”.

Ela relata que tudo começou com o filho da princesa Isabel e do Conde d’Eu, que era criado na fazenda por ser uma criança especial e tinha como comida preferida as coxinhas de galinha. Um dia, ao perceber que faltaria a comida preferida do filho da princesa, a cozinheira desfiou outras partes do frango e as envolveu em uma massa, nascendo assim a coxinha, que conquistaria primeiro os nobres e depois seria difundida em todas as classes da sociedade.

Uma segunda versão sobre a origem da coxinha data do século XIX, em São Paulo. Com a rápida industrialização da cidade, a demanda por comida nos portões de fábricas era grande. No entanto, a comida mais popular, as coxinhas de galinha, estragava muito rápido. Assim, os comerciantes começaram a desfiá-las e envolvê-las em uma massa, nascendo a coxinha.

Acontece que são muitas histórias envolvendo a criação da coxinha e não sabemos de fato como realmente aconteceu. De toda forma, o importante é que essa delícia existe e pode passar o tempo que for, ela é unanimidade e o salgado preferido dos brasileiros. Viva a coxinha!

Veja também:
Coxinha de Frango

Categorias:

Leia também