A revolução do arroz branco: Arroz Tio João 100% Grãos Nobres

Por Juliana Cleto

Como o arroz é um dos pratos preferidos e está sempre na mesa dos brasileiros, o Arroz Tio João garante através do projeto, 100% Grãos Nobres, o que há de melhor para os seus Consumidores. Essa é a premissa do investimento da Josapar na marca Tio João, para entregar ao mercado de gastronomia uma qualidade superior, que encanta Chefs e as famílias brasileiras em geral. Sempre soltinho, branquinho, saboroso, com mais grãos inteiros, e que rende muito mais na panela.

No projeto, 100% Grãos Nobres, a Empresa fornece aos produtores fertilizantes e sementes, das denominadas Variedades Nobres. Tais variedades, embora apresentem uma produtividade menor por hectare, possuem em suas características genéticas, alta qualidade de cocção (os grãos ficam soltinhos quando cozidos). Portanto, o arroz Tio João é feito com variedades específicas e não qualquer variedade de arroz. Tais variedades têm valores mais altos no mercado, e o Produtor parceiro é remunerado por isto.

Com as áreas definidas, e com a seleção dos melhores insumos, começa o monitoramento durante todo o ciclo da lavoura. Toda a coleta de dados, em todas as visitas às áreas realizadas pelos Agrônomos da Empresa, é realizada através de um programa de QR Code com mapeamento via satélite, onde é possível ter visualização da produção. A partir deste mapeamento, é possível utilizar os dados coletados para acompanhar e auxiliar o Produtor, a melhorar o manejo da lavoura, e a Empresa realizar o planejamento anual de suas vendas.

Durante a colheita, todos os grãos colhidos das variedades nobres são secados e armazenados em separado. Depois de um período de descanso, para estabilidade e envelhecimento, os grãos são processados em um rigoroso processo industrial. A seleção, grão a grão, separa até os mais pequenos defeitos que possam contrastar entre os grãos tais como: gessados e amarelos. O Tio João 100% grãos nobres também apresenta em sua composição baixo percentual de quebrados, o que faz render mais na mesma quantidade cozida.

Tudo isso é fruto de muito trabalho e de anos de investimentos com foco em pesquisa, tecnologia de ponta e em processos que começam na lavoura, através de parcerias sólidas com produtores rurais, que só uma Empresa de quase 100 anos consegue fazer. Com isso, todas as etapas de seleção de grãos para o plantio, colheita, tempo de armazenamento, secagem, embalagem, distribuição e ponto de venda são monitorados. É isso que garante um
arroz 100% nobre.

Categorias:

Leia também