Lanche na brasa: o querido pão com carne louca

carne-louca-1

Sua origem é italiana, parente da carne lessa, receita à base de carne cozida e desfiada. Mas, há quem garanta que a Carne Louca é genuinamente brasileira. Os ingredientes, de fato, têm a cara do nosso país: carne, temperos e pão francês.

Uma ideia simples que rende um dos sanduíches mais gostosos e famosos do Brasil. A receita mais conhecida é feita com a carne assada e desfiada, acompanhada de um farto molho de tomates, e servida como recheio do pão francês. 

O pão francês em versões mini são encontrados quando o sanduíche é servido como petisco. A fama do sanduíche de Carne Louca começou nas festas de aniversário em família, especialmente as infantis. O recheio farto e apetitoso caiu no gosto das crianças, e logo o lanche virou um fenômeno também entre os adultos. 

Leia mais – Lanche na brasa: conheça o delicioso choripán

O lanche feito com carne desfiada pode ser encontrado também fora do Brasil. Na América Latina e no Caribe, a especialidade, recebe o nome de “ropa vieja” (roupa velha). No sul do Brasil, também pode ser conhecido como “barreado”.

RECEITA

Aprenda a receita do delicioso e tradicional sanduíche de carne louca

Ingredientes

  • 1 colher de azeite
  • 4 colheres de cebola picada
  • 1 colher de azeitonas verdes sem caroço picadas
  • meia xícara de acém cozido e desfiado
  • 3 colheres de tomate sem pele e sem sementes picado
  • 1 colher de extrato de tomate
  • sal
  • pimenta-do-reino
  • 1 colher de vinagre
  • salsa picada
  • 1 unidade de pão francês

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e as azeitonas. Acrescente a carne desfiada, o tomate, o extrato de tomate, o sal, a pimenta-do-reino, o vinagre, a salsa e meia xícara de água e deixe refogar por cerca de 3 minutos. Corte o pão francês ao meio e coloque a carne ainda morna. 

Mais conteúdos

chef flambando

A arte de usar bebidas alcoólicas para flambar

Flambar é um procedimento de cozimento no qual álcool é adicionado a uma panela quente para criar uma explosão de.

aligot

Conheça o Aligot, o purê chic que é uma explosão de sabor

O Aligot é uma especialidade gastronomia francesa que consiste em um purê de batatas mesclado com muito queijo, formando consistência.

bisteca-fiorentina

A venerada Bisteca Fiorentina

A Bistecca alla Fiorentina é um prato típico da Itália, da região de Toscana, onde é venerada. Seu preparo é.

arroz tio joão

Arroz soltinho e saboroso? Veja porque começa no campo

Para um arroz de alta qualidade, o planejamento acontece do campo à mesa para garantir uma qualidade superior, até chegar.

Pão de alho: casquinhas crocantes e recheios cremosos para seu churrasco

O pão de alho é um acompanhamento que faz muito sucesso em churrascos. É possível fazer versões caseiras extremamente gostosas

Ouro da cozinha: as principais especiarias nativas do Brasil

Especiarias nacionais são frutos, raízes e sementes aromáticos. As especiarias possuem um papel fundamental na gastronomia no mundo todo