Abacate: O fruto que nunca sai de moda

Raw Organic Green Avocados Ready to Cut Open

O abacate virou tendência graças às gerações Y e Z que assumiu o fruto como símbolo do estilo saudável de vida. E não era por menos, os benefícios nutricionais são diversos. Primeiro que ele tem boas doses de potássio – mineral importante para prevenir doenças como o AVC -; ajuda a reduzir o LDL (colesterol ruim) e os triglicerídios; é rico em ácidos graxos que ajuda a saúde do coração, além de possuir gorduras boas que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Sem contar que o abacate é um grande aliado quando o assunto é emagrecimento: ele tem uma boa quantidade de fibras, que ajuda a manter a saciedade e diversos estudos mostram que ingerir abacate regularmente diminui a gordura abdominal.

E não apenas os benefícios para a saúde, o abacate é também um ingrediente democrático: ele cabe em diversos pratos na gastronomia, ou seja, muito além da receita típica brasileira, batido com leite e açúcar. O abacate vai bem em pratos salgados – a moda da hashtag “avocado toast” é a grande prova disso –, saladas e até mesmo frito, como um tempurá.

Mas engana-se que acredita que existe apenas um ou duas variedades de abacate. Só no Brasil são produzidos sete variedades. A primeira delas é o Avocado Hass, o menor deles, que tem a safra entre fevereiro e setembro, e tem baixo teor de água, porém uma boa quantidade de óleos. Já o Breda, que é produzido entre julho e dezembro, é mais adocicado e tem um equilíbrio de água e óleos. O Fortuna tem safra extensa – entre fevereiro e julho – e é um dos maiores em tamanho, com alta porcentagem de água e baixo de gorduras. O Quintal (safra entre março e julho) também faz parte do time dos frutos maiores: tão por isso tem muita polpa mas é equilibrado em água e óleo, fazendo com que ele seja um dos mais cremosos. O Ouro Verde circula apenas no inverno – sua safra é bem curta, entre julho e agosto – e tem características bem definidas: é macio e ao mesmo tempo firme, e essa textura o faz perfeito para sobremesas. Com bastante personalidade, o Margarida é bem redondinho, tem sua polpa mais amarela e caroço pequeno; seu alto teor de água faz com que ele se encaixa perfeitamente em sucos e vitaminas. Sua safra é dentre julho e novembro. Por fim, o Geada é conhecido por ser o abacate do verão – tem alto teor de água – o que o faz excelente para servir gelado, principalmente em saladas. Fácil de ser reconhecido por não formar pescoço.

Ou seja, o Brasil tem capacidade de ofertar abacate o ano inteiro, oferecendo sabores e texturas diferentes, que cabem em qualquer receita.

1 comentário

  1. Jairo em 23 de março de 2021 às 6:14 pm

    Oi
    Parabéns.
    Gostei do comentário sobre o abacate.
    Jairo.

Deixe um Comentário





Mais conteúdos

A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha e se você ama essa iguaria tipicamente brasileira, trouxemos um pouco.

Aprenda a fazer pizza sem glúten em casa

Aprenda a fazer pizza sem glúten em casa

Brasileiro ama pizza, né? E quem sofre com restrição alimentar pode comemorar que tem receitinha para você também!

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Os queijos estão presentes no cotidiano de todo mundo. Mas é preciso ter uma atenção especial quanto ao seu armazenamento,.

Umami: curiosidades sobre o 5º gosto do paladar

Umami: as curiosidades do 5º gosto do paladar

Doce, azedo, amargo salgado e umami. Sim! Existe o 5º gosto do paladar e é sobre ele que você vai.

Sucos que aumentam a imunidade

Sucos que melhoram a imunidade

Ricos em nutrientes, vitaminas e minerais eles fazem muito bem para a saúde e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês as refeições

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês nas refeições

Alecrim, tomilho, orégano, manjerona e flores de lavanda formam as Ervas de Provence. O toque francês que você precisava na.