Abacate: O fruto que nunca sai de moda

Raw Organic Green Avocados Ready to Cut Open

O abacate virou tendência graças às gerações Y e Z que assumiu o fruto como símbolo do estilo saudável de vida. E não era por menos, os benefícios nutricionais são diversos. Primeiro que ele tem boas doses de potássio – mineral importante para prevenir doenças como o AVC -; ajuda a reduzir o LDL (colesterol ruim) e os triglicerídios; é rico em ácidos graxos que ajuda a saúde do coração, além de possuir gorduras boas que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Sem contar que o abacate é um grande aliado quando o assunto é emagrecimento: ele tem uma boa quantidade de fibras, que ajuda a manter a saciedade e diversos estudos mostram que ingerir abacate regularmente diminui a gordura abdominal.

E não apenas os benefícios para a saúde, o abacate é também um ingrediente democrático: ele cabe em diversos pratos na gastronomia, ou seja, muito além da receita típica brasileira, batido com leite e açúcar. O abacate vai bem em pratos salgados – a moda da hashtag “avocado toast” é a grande prova disso –, saladas e até mesmo frito, como um tempurá.

Mas engana-se que acredita que existe apenas um ou duas variedades de abacate. Só no Brasil são produzidos sete variedades. A primeira delas é o Avocado Hass, o menor deles, que tem a safra entre fevereiro e setembro, e tem baixo teor de água, porém uma boa quantidade de óleos. Já o Breda, que é produzido entre julho e dezembro, é mais adocicado e tem um equilíbrio de água e óleos. O Fortuna tem safra extensa – entre fevereiro e julho – e é um dos maiores em tamanho, com alta porcentagem de água e baixo de gorduras. O Quintal (safra entre março e julho) também faz parte do time dos frutos maiores: tão por isso tem muita polpa mas é equilibrado em água e óleo, fazendo com que ele seja um dos mais cremosos. O Ouro Verde circula apenas no inverno – sua safra é bem curta, entre julho e agosto – e tem características bem definidas: é macio e ao mesmo tempo firme, e essa textura o faz perfeito para sobremesas. Com bastante personalidade, o Margarida é bem redondinho, tem sua polpa mais amarela e caroço pequeno; seu alto teor de água faz com que ele se encaixa perfeitamente em sucos e vitaminas. Sua safra é dentre julho e novembro. Por fim, o Geada é conhecido por ser o abacate do verão – tem alto teor de água – o que o faz excelente para servir gelado, principalmente em saladas. Fácil de ser reconhecido por não formar pescoço.

Ou seja, o Brasil tem capacidade de ofertar abacate o ano inteiro, oferecendo sabores e texturas diferentes, que cabem em qualquer receita.

1 comentário

  1. Jairo em 23 de março de 2021 às 6:14 pm

    Oi
    Parabéns.
    Gostei do comentário sobre o abacate.
    Jairo.

Deixe um Comentário





Mais conteúdos

Suco detox é realmente eficaz na eliminação de toxinas?

Suco detox é realmente eficaz na eliminação das toxinas do corpo?

Os sucos detox fazem parte da rotina de muitos brasileiros. Que são nutritivos a gente sabe, mas será que realmente.

Dicas para priorizar a alimentação no combate ao coronavírus

Como priorizar a alimentação no combate ao Coronavírus

Conversamos com uma especialista que trouxe dicas de como reforçar a saúde alimentar neste período de pandemia.

Receitas com chocolate para a Páscoa

4 receitas com chocolate para a Páscoa

Listamos 4 receitas fáceis e rápidas de fazer para você deixar a sua Páscoa ainda mais gostosa. Experimente!

Alimentação é grande aliada na recuperação pós-Covid

Alimentação é grande aliada na recuperação pós-Covid

A Dra. Marina Seidl explica quais os alimentos não podem faltar no dia a dia de quem já teve a.

O chocolate ideal para cada pessoa

O chocolate ideal para cada pessoa

A Páscoa se aproxima e um bom doce não pode faltar! Mas, sabia que existe um chocolate ideal para cada.

Chás que fortalecem o sistema imunológico

Chás que fortalecem o sistema imunológico

Os chás possuem propriedades que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Aqui, listamos algumas opções para você incluir na sua.