Como armazenar e manipular ovos in natura

Chicken eggs in the box  on the blue napkin

A produção de ovos de qualidade e seguros envolve uma série de medidas preventivas que começam na criação das aves e terminam no local onde serão consumidos. Afinal, uma maneira eficaz de consumir ovos com segurança começa em saber como comprar, armazenar, manipular e preparar o alimento in natura.

Os cuidados nos pontos de venda

Nos supermercados e demais pontos de venda, os ovos devem ser mantidos em lugar fresco e arejado, onde a temperatura não ultrapasse 25°C. Eles devem ser expostos de forma que a casca não seja danificada e não devem permanecer próximos a outros alimentos que tenham um odor mais forte (por exemplo, alho e desinfetante). Devido à casca porosa, os ovos podem absorver cheiros e sabores estranhos do ambiente de armazenamento.

Não podemos esquecer que a embalagem dos ovos fica exposta nos pontos de venda e pode ser manipulada por outras pessoas. Por isso, recomenda-se ao consumidor retirá-los da embalagem e guardá-los em local onde não sofram variação de temperatura nem qualquer tipo de impacto para evitar possíveis contaminações.

Armazenamento adequado

A recomendação é manter os ovos sob refrigeração no local de consumo (em casa, por exemplo), para que eles permaneçam num ambiente mais controlado e menos suscetíveis a contaminações. Na geladeira, dificilmente sofrerão variação de temperatura, a exemplo do que acontece quando são mantidos em uma bancada ao lado do fogão, por exemplo.

Outro alerta: os ovos devem ser guardados em recipientes adequados, nas prateleiras da parte interna da geladeira, e não na porta, evitando contato com qualquer outro alimento que possa contaminar a casca, como carnes e outros produtos crus. Vale ressaltar que na lateral ou na porta da geladeira, temos variação constante de temperatura e há maior chance de ocorrer trincas, aumentando, assim, os riscos de contaminação, por isso, fique atento!

Lavar os ovos antes de guardá-los também não é indicado. A lavagem prematura pode causar contaminação na sua parte interna devido à porosidade da casca e com isso aumentar as chances de contaminação. Na indústria, eles são lavados com água potável com cloro a uma temperatura adequada entre 35 a 45°C. Por fim, é importante lavar com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto.

Em resumo, as dicas de segurança alimentar são:
1. Compre sempre ovos de origem conhecida e inspecionados pelos serviços oficiais;
2. Certifique-se da data de validade e que os ovos não estejam com a casca suja, trincada ou quebrada;
3. Mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em refrigeradores;
4. Evite armazenar na porta do refrigerador, que sofre maior variação de temperatura e risco de quebra;
5. Lave os ovos somente quando for utilizá-los;
6. Lave com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto;
7. De preferência, consuma os ovos bem fritos e cozidos, tal como nos alimentos que os utilizam. Nas receitas que indicam ovos crus, procure escolher ovos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que estejam bem frescos e com a casca intacta.

TAGS

Mais conteúdos

Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?

O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..

Friends camping and having a barbecue

Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa

É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.

homemade pulled pork burger with coleslaw and bbq sauce

Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano

O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.

rócolis - Tá na Época

Brócolis – Tá na Época

O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.

Sal Rosa do Himalaia - 5 Benefícios para o Corpo

Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo

De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.