Dicas para Começar a Lanchar entre as Refeições

Shot of smiling young business woman eating a red apple while working with computer in the office.

Foi-se o tempo em que apenas três refeições por dia eram indicadas por profissionais de saúde. Hoje já se sabe que passar longos períodos sem comer pode ter consequências importantes para o organismo, inclusive a diminuição do metabolismo e a queda do gasto calórico.
A ideia por trás dos lanches entre as refeições é simples: esses lanchinhos quebram o jejum controlando o apetite até as próximas refeições de grande porte. Isso ajuda você a ficar mais ativo entre as refeições e de quebra sem acúmulo de gordura, uma vez que se cria uma rotina para o organismo, que passa a usar a energia adquirida no lanche para realizar suas funções.
Gostou da ideia? Então confira três dicas que a nutricionista Caroline Feitosa passou para a gente:

Organize sua rotina
Os horários dos lanches podem e devem se adequar à sua rotina. Isso porque nem sempre a marcação de refeições a cada três horas se encaixa na rotina agitada. Por isso, se você costuma almoçar tarde, opte por fazer duas refeições intermediárias antes do almoço, por exemplo. “Outra ideia é adicionar um pequeno lanche antes do almoço ou do jantar, assim conseguimos equilibrar a ingestão adequada de nutrientes para aquele dia que a refeição principal foi fora do horário”, explica a nutricionista.

Faça boas escolhas no mercado
Em suas compras semanais no mercado, aposte em frutas, legumes, grãos e proteínas magras para levar para o trabalho ou academia. “Uma porção de frutas ou uma proteína magra acompanhada de pães com grãos, por exemplo, são uma ótima pedida para o lanche da tarde”, diz Caroline. Para completar as boas escolhas, opte por lancheiras térmicas para condicionar e transportar os alimentos.

Use as barrinhas de cereais como aliadas
Figurinha carimbada nas gavetas dos escritórios, as barrinhas de cereais são uma aposta prática e rápida para os lanches no meio da tarde, isso porque elas ajudam a manter o nível de glicose no sangue estável e evita aquela fome entre as refeições. “Vale apostar nos produtos que contenham oleaginosas e sementes, além daqueles adoçados com a própria fruta ou com mel”, finaliza a profissional.

Mais conteúdos

Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?

O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..

Friends camping and having a barbecue

Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa

É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.

homemade pulled pork burger with coleslaw and bbq sauce

Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano

O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.

rócolis - Tá na Época

Brócolis – Tá na Época

O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.

Sal Rosa do Himalaia - 5 Benefícios para o Corpo

Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo

De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.