Dicas para resfriar, congelar e descongelar a carne

Fresh raw meat on a shelf open refrigerator

A carne é um alimento altamente perecível e cuidados no momento da compra, transporte, resfriamento, congelamento e descongelamento são primordiais para a manutenção de suas propriedades. Por isso, preparamos algumas dicas fáceis e de rotina para você manusear a carne de forma correta sem comprometer a sua qualidade.

Do mercado para sua casa
Durante compras grandes ou mais demoradas, coloque por último no carrinho  os alimentos resfriados ou congelados. No trajeto até sua casa, evite paradas, principalmente longas, pois os alimentos que necessitam de temperaturas baixas ganham calor nesse momento – o que pode comprometer a durabilidade e a qualidade do produto.

Carne fresca na geladeira
Em média, você pode manter a carne resfriada por até 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente ou em saco plástico adequado. Vale lembrar que a carne, se ficar diretamente exposta no refrigerador, corre o risco de contaminação. Evite!

Carne no congelador
Se o consumo não for imediato ou ultrapassar três dias, armazene sempre no congelador, de preferência na embalagem a vácuo do mercado ou em saquinhos para freezer com o mínimo de ar possível.

Hora de descongelar
Não descongele a carne sobre a pia e jamais com água quente, porque isso gera as condições perfeitas para a proliferação de bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde. Para evitar a contaminação, descongele na geladeira (entre 2°C e 10°C). O processo costuma demorar umas 12 horas. No dia a dia, às vezes esquecemos de descongelar e não podemos esperar 12 horas ou mais. Então, numa embalagem bem fechada, mergulhe a carne em uma tigela com água fria corrente. O descongelamento levará uma hora para pedaços pequenos e de duas a três horas para pedaços maiores.

 

Mais conteúdos

Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?

O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..

Friends camping and having a barbecue

Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa

É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.

homemade pulled pork burger with coleslaw and bbq sauce

Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano

O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.

rócolis - Tá na Época

Brócolis – Tá na Época

O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.

Sal Rosa do Himalaia - 5 Benefícios para o Corpo

Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo

De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.