Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês nas refeições

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês as refeições

A culinária francesa é referência para inúmeros chefes de cozinha profissionais e, também, para cozinheiros amadores. A gastronomia do país é repleta de sabores e aromas marcantes, que inspiram pratos da culinária do mundo todo. Um dos temperos mais reconhecidos é a Erva de Provence, que você pode cultivar em casa e dá um toque francês nas refeições.

Com o final da Segunda Guerra Mundial, a americana Julie Child mudou-se para a França, fez o curso de culinária Le Cordon Bleu, entre outros, e ficou famosa como chef. Escreveu livros e apresentou programas de televisão para os EUA. Com o sucesso da chefe de cozinha, os americanos começaram a pedir por um tempero que oferecesse às preparações um toque francês.

E então, na década de 70, Child criou as Ervas de Provence, que se resumem em uma mistura de alecrim, tomilho, orégano, manjerona e flores de lavanda. A combinação confere aos pratos um aroma de campo primaveril e a sofisticação da culinária francesa, podendo ser utilizada em muitas receitas, como ensopado de vegetais, carne, frango assado ou peixe.

A mistura, ainda, pode receber outras ervas para agregar sabor aos pratos. Além do elevado nível de sofisticação do tempero, ele, ainda, é benéfico para o organismo, pois, ao mesmo tempo em que ganha em sabor, consegue diminuir a quantidade de sal utilizada no prato.

Essas e outras ervas podem ser cultivadas em casa, para garantir a qualidade final do seu tempero. Elas ocupam pouco espaço e podem ser plantadas em maior quantidade.

O cultivo

O cultivo do tempero francês é prático. As ervas devem ser cultivadas a partir de sementes, para garantir a qualidade final da mistura. É indicado o plantio em um solo bem solto, com cerca de 20 cm de profundidade, com um pouco de adubo natural e um punhado de NPK (adubo que contém nitrogênio, fósforo e potássio). Como são plantas pequenas e rápidas, também podem ser plantadas em vasos. Depois que brotarem, recomenda-se deixar só as mudas mais fortes nas plantas.

Quando elas estiverem grandes, o jeito mais prático de secá-las é ao ar. Basta juntar de 5 a 10 galhinhos por maço, colocar em um saco de papel com orifícios para ventilação, amarrar com um barbante e pendurar de cabeça para baixo em uma sala quente e bem ventilada. Em cerca de uma semana, elas deverão estar secas.

Devidamente secas e misturadas, as ervas são empregadas em muitas receitas e de diversas formas: como tempero para carne ou peixe, incorporada em líquidos como sopas, ensopados, molhos em geral, e para dar sabor, principalmente quando são misturadas com azeite ou manteiga.

Gostou da dica? É fácil e prático cultivar em casa as ervas de Provence, sem contar que seus pratos vão ficar mais gostosos e com aquele toque francês nas refeições e família.

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer. Para mais informações acesse www.agristar.com.br.

 

Veja também:

Temperos naturais para diminuir o consumo de sal na cozinha

Gengibre: 4 formas de consumo

 

Deixe um Comentário





Mais conteúdos

A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha e se você ama essa iguaria tipicamente brasileira, trouxemos um pouco.

Aprenda a fazer pizza sem glúten em casa

Aprenda a fazer pizza sem glúten em casa

Brasileiro ama pizza, né? E quem sofre com restrição alimentar pode comemorar que tem receitinha para você também!

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Os queijos estão presentes no cotidiano de todo mundo. Mas é preciso ter uma atenção especial quanto ao seu armazenamento,.

Umami: curiosidades sobre o 5º gosto do paladar

Umami: as curiosidades do 5º gosto do paladar

Doce, azedo, amargo salgado e umami. Sim! Existe o 5º gosto do paladar e é sobre ele que você vai.

Sucos que aumentam a imunidade

Sucos que melhoram a imunidade

Ricos em nutrientes, vitaminas e minerais eles fazem muito bem para a saúde e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês as refeições

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês nas refeições

Alecrim, tomilho, orégano, manjerona e flores de lavanda formam as Ervas de Provence. O toque francês que você precisava na.