Como assar um Galeto suculento e muito saboroso

galeto

O costume de assar a ave perfumada com ervas e na brasa faz parte da cultura italiana e chegou com os imigrantes no Brasil. Este prato, bem antigo, vem das passarinhadas que aconteciam nas datas comemorativas. Porém, atualmente, no lugar dos passarinhos ou codornas, entraram os galetos – ou franguinhos de leite – abatidos na época em que dão o seu primeiro canto.

Os galetos, inteiros ou em pedaços, para ficarem saborosos e suculentos, devem ser temperados sempre na véspera, em uma marinada de alho, cebola, manjericão, manjerona, sálvia, salsa, cebolinha, sal, pimenta e vinho branco (e cerveja em algumas galeterias) e ficar na geladeira no mínimo 12h marinando. Só assim ficam bem saborosos e suculentos.

Acompanhe o passo a passo:

Para preparar o galeto na brasa, deve-se tirar da geladeira uns 30min antes de assar, para que ele fique na temperatura ambiente.

Comece a assar o galeto uma hora antes de servir, para que ele fique macio e suculento por dentro e crocante e dourado por fora. O fogo deve estar com uma brasa incandescente, por isso deve-se ascender o fogo 45min antes de iniciar o assado.

Carvão em brasa, está na hora de colocar os galetos pra assar, ou nos espetos, ou sobre a grelha.

Se for usar espeto, escolha espetos duplos, que seguram bem os galetos inteiros, e cada espeto costuma receber 2 galetos.

Se for na grelha, com o galeto inteiro, comece colocando os galetos com a parte dos ossos em contato com a grelha e a parte do peito pra cima. Deixe assar nessa posição por 30min, então vire para assar com o peito pra baixo por mais 30min. Se usar espetos, vire de 15 em 15min. Já com o galeto em em pedaços, o tempo de assar é 30min. É importante sempre observar como está a cor e a crocância por fora, para não queimar e assar por dentro e por fora. Por isso, tanto para espeto, quanto pra grelha, é bom colocar a uma altura média do braseiro. Ou seja, assar devagar com calor moderado. Se for forte o galeto ficará muito dourado por fora e ainda estará cru por dentro.

Ao final desse tempo, os galetos deverão estar bem assados, com a carne macia e bem dourados, mas não ressecados. Pra testar, basta espetar com a lâmina de uma faca a parte mais grossa da coxa e verificar se sucos sobem claros. Se ainda estiverem rosados, mantenha na brasa por mais uns minutos.

Galeto ao primo canto

galeto ao primo

Ingredientes:

  • 6kg de galeto
  • 1 punhado de sálvia
  • 1/2 punhado de manjerona
  • 1/2 molho de salsa
  • 1 cebola média
  • 100g de sal
  • 2 dentes de alho
  • orégano o quanto baste
  • pimenta-do-reino branca
  • 100 ml de vinho branco
  • 120 ml de cerveja
  • 60 ml de azeite de oliva

Modo de preparo:

  1. Pique a sálvia, a manjerona, o alho, a cebola e a salsa;
  2. Misture os temperos, adicionando o sal, o orégano e a pimenta;
  3. Em um recipiente, faça camadas de galeto, temperos verdes, azeite e cerveja;
  4. Deixe marinando por, no mínimo, 12 horas;
  5. Depois de marinar, regue o galeto com o vinho branco;
TAGS

Mais conteúdos

tábuas

Conheça os segredos para a escolha das tábuas de cozinha e churrasco

A maioria das cozinhas tem pelo menos uma tábua e geralmente de madeira. Mas existem outros modelos, feitos de diferentes.

galeto

Como assar um Galeto suculento e muito saboroso

Os galetos, inteiros ou em pedaços, para ficarem saborosos e suculentos, devem ser temperados sempre de véspera em uma marinada.

Macarrão com queijo cremoso, o tradicional prato americano.

Mac’n Cheese, em inglês, é macarrão com queijo. Ícone da cozinha americana, simples de preparar e com muita tradição, é.

Farofa, um acompanhamento versátil e delicioso

Os tipos de farinha podem ser de mandioca, de milho, d’água, de pão e de rosca, para criar diferentes sabores.

chef flambando

A arte de usar bebidas alcoólicas para flambar

Flambar é um procedimento de cozimento no qual álcool é adicionado a uma panela quente para criar uma explosão de.

aligot

Conheça o Aligot, o purê chic que é uma explosão de sabor

O Aligot é uma especialidade gastronomia francesa que consiste em um purê de batatas mesclado com muito queijo, formando consistência.