Dia do Churrasco: os melhores cortes para fazer em casa

Nada melhor que assar uma carninha em casa e com essas dicas você vai virar um expert no assunto. Veja agora!

Por Juliana Cleto

O churrasco é uma verdadeira paixão nacional. Seja para o almoço durante a semana ou ocasiões especiais com família e amigos, a carne assada no fogo ou na grelha é sempre uma boa opção. Por isso, em 24 de abril é comemorado o Dia do Churrasco, a refeição mais amada dos brasileiros. Para comemorar a data que tal conhecer os melhores cortes para fazer em casa? Além das tradicionais picanha, fraldinha e maminha, outros cortes premium trazem ainda mais sabor quando assados em altas temperaturas. São eles:

Bife de chorizo
O bife de chorizo foi o corte que consagrou a carne Argentina. Retirado do contrafilé, apresenta uma rica capa de gordura e marmoreio moderado, a famosa gordura entremeada na carne, por isso o ideal é ser servido ao ponto.

O corte possui um sabor acentuado que enriquece o menu do churrasco. Fora do Brasil, o bife de chorizo também é conhecido como New York Steak e Striploin.

Bife ancho
O bife ancho é uma das carnes mais icônicas das steakhouses e parrillas argentinas. Trata-se de uma peça que se destaca por três atributos que fazem diferença em qualquer churrasco: maciez, sabor e suculência. Também é uma carne versátil, que fica deliciosa desde malpassada até ao ponto, dependendo do gosto de cada pessoa.

Retirado da parte dianteira do contrafilé, entre 2ª e 6ª vértebras, o bife ancho vem ganhando cada vez mais o coração e a mesa dos churrascos brasileiros. E não é por menos, pois seu principal atrativo é o marmoreio evidente.

Assado de tiras
Estrela das casas de carne no Brasil, o “asado” (com um s a menos em espanhol) é a menina dos olhos de muito parrillero por sua qualidade e suculência. O corte é extraído das costelas do traseiro e dianteiro do boi no sentido transversal ao dos ossos e ganhou este nome devido ao formato de tira entre os ossos e a carne. As espessuras das carnes variam de acordo com a idade do animal e a quantidade de gordura entremeada na carne. Já as cartilagens ósseas agregam sabor e aroma bem particulares.

Short rib
O Short Rib ou “Costela Premium”, como é conhecido, é retirado da parte dianteira do animal. Composto por quatro costelas, o corte é muito saboroso, por fazer parte do Acém. Um detalhe é que as carnes preparadas com osso têm sempre um sabor especial. Este corte é relativamente magro e exige um tempo de cozimento um pouco mais longo.

Prime rib
Numa tradução literal Prime Rib quer dizer “costela de primeira”. É um corte de muita qualidade retirado entre a sexta e a décima segunda vértebra. O Prime Rib possui osso, o que valoriza sua apresentação e confere um sabor especial. Hoje é um corte muito aclamado pela alta gastronomia!
Para ficar suculento, a dica é iniciar o processo na brasa pelo lado do osso garante ainda mais peculiaridade ao paladar.

Todas as carnes podem ser feitas da maneira tradicional, no fogo a lenha ou carvão, nas churrasqueiras elétricas e a gás, até mesmo na air fryer, o que é uma boa opção para quem não tem tanto espaço em casa ou possui restrições para instalar outros modelos.

Agora com essas dicas fica fácil você organizar e fazer um bom churrasco em casa. Aproveite o Dia do Churrasco com esses melhores cortes e mão na brasa!

 

Veja também:

Filé Trinchado

Fraldinha Amanteigada

Categorias:

Leia também