Veja dicas para afiar sua faca de churrasco

A churrasqueira e apresentadora Clarice Chwartzmann traz as melhores dicas para afiar faca de cozinha

Por Juliana Cleto

Quando uma faca está desgastada e sem nenhum fio para corte, ela precisa ser afiada para sua lâmina voltar a trazer eficácia. Mas não necessariamente todas as pessoas sabem quais o melhor material ou a técnica certa para isso.

A churrasqueira e apresentadora Clarice Chwartzmann nos trouxe algumas dicas para afiação e amolação de facas. Primeiro de tudo é necessário saber a diferença entre as duas coisas.

 

Leia mais: Tipos de facas que todo churrasqueiro precisa ter

 

Afiar uma faca consiste em remover metal da lâmina para obter novamente o fio. Já amolar é colocar o fio cortante no lugar certo, apenas desentortando os possíveis dentinhos e desalinhos que ele possui.

“A melhor forma para afiar uma faca é com uso de pedras especiais, com diferentes granulações para ir deixando o fio da lâmina mais perfeito no decorrer do processo”, conta Clarice. Outra opção é o esmeril, o afiador de facas elétrico, que requer mais técnica e cuidado.

Tipos de chaira

Chaira é instrumento para afiar facas, composto de uma peça de aço com cabo de osso ou de madeira. Existem três tipos: as estriadas, as lisas e as diamantadas.

Chairas diamantadas – permitem trabalhar com qualquer tipo de faca, porque suas lâminas são revestidas com uma película de diamante permitindo uma afiação completa.

Chairas de aço – sendo o tipo mais usado, são geralmente do tipo estriada, com ranhuras ao longo da lâmina.

Chairas de cerâmica – são bastante resistentes durante a afiação, mas não a quedas.

Mantenha a faca sempre afiada

A apresentadora também trouxe dicas para ajudar a manter as facas sempre alinhadas:

Categorias:

Leia também