Tipos de facas que todo churrasqueiro precisa ter

Foto acervo pessoal

A Churrasqueira e apresentadora Clarice Chwartzmann explica tudo sobre facas para churrasco

Um grande mestre churrasqueiro sempre irá contar com um bom jogo de facas para fazer um churrasco de respeito. Mas é claro que nem todo mundo sabe como começar a montar o seu kit ou tem o conhecimento sobre as funcionalidades de cada modelo.

Pensando nisso, a apresentadora do De Bem Com a Comida nos trouxe um pouco de seu conhecimento em churrasco e irá explicar sobre os principais modelos de facas e suas principais funcionalidades. 

 

Veja também – Dicas para fazer churrasco com cortes nobres

 

Para Clarice, não é necessário ter um jogo completo de facas. O importante é ter as facas certas para cortes de peças de carne maiores e menores e sempre ter uma que seja útil para todas as horas. “Tudo depende da preferência do assador ou assadora, da utilidade e também do bolso. Mas o mais importante de observar é como a faca se encaixa na sua mão, além do peso. E cada pessoa tem a sua preferência”, diz a apresentadora.

O mercado de facas para churrasco é bem abrangente e oferece diversas opções, com tamanhos e materiais para todos os gostos. “Existem as facas forjadas, as de aço inox, de aço carbono e as de aço damasco. Tudo depende do gosto de quem usa e também do cuidado que quer dedicar à esse utensílio”

As facas forjadas geralmente são artesanais, feitas a mão e requer um cuidado maior para não ficar com manchas ou enferrujar. As facas de aço inox foram desenvolvidas para durar mais tempo sem manchas e são mais fáceis de afiar e as de aço carbono são mais duras e precisam de mais cuidado para não oxidar.

Agora veja quais são os principais modelos de facas para churrasco e quais suas funcionalidades.

Faca do Chef

Uma peça multifuncional, é utilizada para cortar além da carne, frutas e legumes. Também conhecida popularmente como faca de cozinha, essa faca tem uma média entre 15 e 30 centímetros e uma ponta curvada. 

Faca do Chef, também conhecida popularmente como faca de cozinha, é uma peça multifuncional | Imagem reprodução da internet

Faca para a desossa

Uma faca bem mais pontuda. Ideal para separar a carne dos ossos. São curvadas e por isso oferecem maior controle para realizar cortes de precisão.

Faca desossa é  ideal para separar a carne dos ossos | Imagem reprodução da internet

 

Faca trinchante 

Uma faca com lâmina flexível, longa com serras e ponta arredondada, pode ser utilizada para fatiar carnes cozidas e salmão defumado.

Faca trinchante, uma ótima opção para fatiar carnes cozidas e salmão defumado| Imagem reprodução da internet

Faca Cutelo

Uma faca grande e pesada. Existe para cortar e quebrar ossos de frango, costelas bovinas ou de porco. Por ter uma lâmina retangular, ela também é uma ótima opção para picar legumes e verduras.

Os cutelos são grandes e pesados. Existem para cortar e quebrar ossos de frango, costelas bovinas ou de porco. | Imagem reprodução da internet

Veja também -A melhor maneira de conservar ovos

Em conclusão, existem diversos tipos de facas e infinitas opções para sua escolha, mas tudo depende de como você se adapta no uso. O modelo, peso e material da faca afetam essa decisão.

Mais conteúdos

chef flambando

A arte de usar bebidas alcoólicas para flambar

Flambar é um procedimento de cozimento no qual álcool é adicionado a uma panela quente para criar uma explosão de.

aligot

Conheça o Aligot, o purê chic que é uma explosão de sabor

O Aligot é uma especialidade gastronomia francesa que consiste em um purê de batatas mesclado com muito queijo, formando consistência.

bisteca-fiorentina

A venerada Bisteca Fiorentina

A Bistecca alla Fiorentina é um prato típico da Itália, da região de Toscana, onde é venerada. Seu preparo é.

arroz tio joão

Arroz soltinho e saboroso? Veja porque começa no campo

Para um arroz de alta qualidade, o planejamento acontece do campo à mesa para garantir uma qualidade superior, até chegar.

Pão de alho: casquinhas crocantes e recheios cremosos para seu churrasco

O pão de alho é um acompanhamento que faz muito sucesso em churrascos. É possível fazer versões caseiras extremamente gostosas

Ouro da cozinha: as principais especiarias nativas do Brasil

Especiarias nacionais são frutos, raízes e sementes aromáticos. As especiarias possuem um papel fundamental na gastronomia no mundo todo