Dicas para conservar cada tipo de queijo

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Os queijos estão presentes no cotidiano de todo mundo. Eles combinam com diversas receitas e dão um gostinho especial aos pratos. Mas é preciso ter uma atenção especial quanto ao seu armazenamento, já que para mantê-los sem nenhuma contaminação, fresquinhos e cheios de sabor é preciso de alguns cuidados, por isso preparamos dicas de como conservar cada tipo de queijo.

O primeiro deles é na hora da compra: observar o número do SIF (Serviço de Inspeção Federal), o que indica que o produto foi feito com boas práticas de produção, vistoriados pelos Ministério da Agricultura e seguindo as normas de segurança alimentar.

Parece óbvio, mas muita gente ainda esquece de olhar a data de validade, algo importante para atestar se o queijo ainda pode ser consumido. Outra informação que precisa ser verificada pelo consumidor é o tempo recomendado em que o produto após aberto ou fatiado no supermercado deve ser consumido.
A Associação Brasileira das Indústrias de Queijos recomenda, para cada tipo de queijo, que o consumidor siga algumas orientações especificas:

Queijos suaves como Prato, Muçarela e Estepe
Após abertos devem ser envolvidos em papel filme e consumidos em media em até cinco dias. Se o pedaço de queijo estiver dentro do prazo de validade original, mas aparecer pequenos pontos de mofo na superfície durante o prazo recomendado de consumo, é possível retirar somente os pequenos pontos de mofo superficial. O restante do queijo ainda estará bom para consumo.

Queijos frescos como Minas Frescal, Ricota, Cottage e Muçarela de Búfala
Eles têm muita umidade e, por causa disso, devem ser colocados à mesa perto da hora de consumir e depois devem retornar à geladeira o mais rápido possível. No caso específico do Minas Frescal, é aconselhável retirar o soro acumulado na embalagem ou no recipiente e guarda-lo tampado. Os demais também devem ser embalados em papel filme ou guardados em recipiente fechado para não ressecar.

Queijo Gorgonzola
Precisam ser envolvidos completamente em papel filme ou papel alumínio. Assim é possível manter a cremosidade do queijo e prolongar a sua durabilidade.

Queijo Brie
Eles têm uma crosta branca e após abertos devem ser envolvidos novamente no papel branco original em que veem embrulhados. Este é um papel especial que protege e mantém intacta a superfície. Retorne o queijo à geladeira e consuma entre 4 a 5 dias. É natural que o mofo branco se espalhe. Também é normal que o queijo fique com o sabor mais forte e a casca mais avermelhada.

Queijos duros e maturados, como Parmesão, Reino e Provolone
Precisam ser mantidos em local fresco e arejado durante o prazo de validade. Se o ambiente for muito quente ou se você quiser uma conservação mais longa, mantenha-os na geladeira. Após consumir, envolva em papel filme. Por serem queijos sem umidade, o prazo de consumo pode ser maior após serem abertos.

Agora que você já sabe como conservar cada tipo de queijo, fique atento (a) a essas dicas e faça bom proveito dessa iguaria que é preferência nacional. Use em receitas, sirva como aperitivo, coma in natura. Mas, como todo tipo de alimento, consuma com moderação.

Veja também:

Umami: as curiosidades do 5º gosto do paladar

Como congelar os alimentos corretamente

Deixe um Comentário





Mais conteúdos

Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?

O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..

Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa

É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.

Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano

O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.

Brócolis – Tá na Época

O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.

Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo

De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.