Dicas para conservar cada tipo de queijo

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Os queijos estão presentes no cotidiano de todo mundo. Eles combinam com diversas receitas e dão um gostinho especial aos pratos. Mas é preciso ter uma atenção especial quanto ao seu armazenamento, já que para mantê-los sem nenhuma contaminação, fresquinhos e cheios de sabor é preciso de alguns cuidados, por isso preparamos dicas de como conservar cada tipo de queijo.

O primeiro deles é na hora da compra: observar o número do SIF (Serviço de Inspeção Federal), o que indica que o produto foi feito com boas práticas de produção, vistoriados pelos Ministério da Agricultura e seguindo as normas de segurança alimentar.

Parece óbvio, mas muita gente ainda esquece de olhar a data de validade, algo importante para atestar se o queijo ainda pode ser consumido. Outra informação que precisa ser verificada pelo consumidor é o tempo recomendado em que o produto após aberto ou fatiado no supermercado deve ser consumido.
A Associação Brasileira das Indústrias de Queijos recomenda, para cada tipo de queijo, que o consumidor siga algumas orientações especificas:

Queijos suaves como Prato, Muçarela e Estepe
Após abertos devem ser envolvidos em papel filme e consumidos em media em até cinco dias. Se o pedaço de queijo estiver dentro do prazo de validade original, mas aparecer pequenos pontos de mofo na superfície durante o prazo recomendado de consumo, é possível retirar somente os pequenos pontos de mofo superficial. O restante do queijo ainda estará bom para consumo.

Queijos frescos como Minas Frescal, Ricota, Cottage e Muçarela de Búfala
Eles têm muita umidade e, por causa disso, devem ser colocados à mesa perto da hora de consumir e depois devem retornar à geladeira o mais rápido possível. No caso específico do Minas Frescal, é aconselhável retirar o soro acumulado na embalagem ou no recipiente e guarda-lo tampado. Os demais também devem ser embalados em papel filme ou guardados em recipiente fechado para não ressecar.

Queijo Gorgonzola
Precisam ser envolvidos completamente em papel filme ou papel alumínio. Assim é possível manter a cremosidade do queijo e prolongar a sua durabilidade.

Queijo Brie
Eles têm uma crosta branca e após abertos devem ser envolvidos novamente no papel branco original em que veem embrulhados. Este é um papel especial que protege e mantém intacta a superfície. Retorne o queijo à geladeira e consuma entre 4 a 5 dias. É natural que o mofo branco se espalhe. Também é normal que o queijo fique com o sabor mais forte e a casca mais avermelhada.

Queijos duros e maturados, como Parmesão, Reino e Provolone
Precisam ser mantidos em local fresco e arejado durante o prazo de validade. Se o ambiente for muito quente ou se você quiser uma conservação mais longa, mantenha-os na geladeira. Após consumir, envolva em papel filme. Por serem queijos sem umidade, o prazo de consumo pode ser maior após serem abertos.

Agora que você já sabe como conservar cada tipo de queijo, fique atento (a) a essas dicas e faça bom proveito dessa iguaria que é preferência nacional. Use em receitas, sirva como aperitivo, coma in natura. Mas, como todo tipo de alimento, consuma com moderação.

Veja também:

Umami: as curiosidades do 5º gosto do paladar

Como congelar os alimentos corretamente

Deixe um Comentário





Mais conteúdos

A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha e se você ama essa iguaria tipicamente brasileira, trouxemos um pouco.

Aprenda a fazer pizza sem glúten em casa

Aprenda a fazer pizza sem glúten em casa

Brasileiro ama pizza, né? E quem sofre com restrição alimentar pode comemorar que tem receitinha para você também!

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Os queijos estão presentes no cotidiano de todo mundo. Mas é preciso ter uma atenção especial quanto ao seu armazenamento,.

Umami: curiosidades sobre o 5º gosto do paladar

Umami: as curiosidades do 5º gosto do paladar

Doce, azedo, amargo salgado e umami. Sim! Existe o 5º gosto do paladar e é sobre ele que você vai.

Sucos que aumentam a imunidade

Sucos que melhoram a imunidade

Ricos em nutrientes, vitaminas e minerais eles fazem muito bem para a saúde e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês as refeições

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês nas refeições

Alecrim, tomilho, orégano, manjerona e flores de lavanda formam as Ervas de Provence. O toque francês que você precisava na.