Suco detox é realmente eficaz na eliminação das toxinas do corpo?

Suco detox é realmente eficaz na eliminação de toxinas?

Depois de um período de excessos na alimentação, como na Páscoa, é comum ouvir que o corpo precisa eliminar as toxinas. Neste momento, muitas vezes os sucos detox são lembrados e ganham protagonismo como aliados do processo. Mas será que eles são realmente eficazes na eliminação das toxinas do corpo? Segundo a nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Adriana Zupo Domeneghetti, a resposta é não e a solução está no próprio organismo.

“Eliminar as toxinas do corpo é um processo natural que depende de dois importantes fatores: um fígado saudável e o consumo adequado de frutas e verduras, que podem ser in natura, como também em forma líquida, mais conhecida como suco detox”, diz ela. “Eles são os responsáveis por auxiliar no reconhecimento do componente – que pode ser o álcool, agrotóxico, tabaco, entre outros – e também pela sua eliminação, seja por meio da urina, das fezes ou respiração”.

Segundo ela, as toxinas ingressam diariamente no nosso corpo pela boca, intestino e pulmão e seguem por meio do sangue até o fígado – onde é feita sua detecção pelas enzimas hepáticas. “Esse processo conta com o auxílio do aminoácido cisteína, encontrado em alimentos como cebola, alho, couve, rúcula, agrião e brócolis. Ou seja, quem se alimenta corretamente, já conta com todos os elementos necessários para eliminá-las”, reforça.

Apesar do suco detox apresentar em sua composição frutas e, por vezes, verduras, o consumo destes ingredientes não precisa ser exclusivamente na forma líquida. Os produtos in natura são bem mais eficientes e saudáveis. Prefere em forma de suco? Não tem problema. O importante é a ingestão frequente desses alimentos. Adriana Domeneghetti afirma também que manter uma rotina saudável e equilibrada é fundamental.. “Caso a opção recaia sobre os sucos, a dica é preferir pelas versões caseiras, evitar coar e adicionar açúcar ou adoçante”.

Com essas orientações, os benefícios podem ser sentidos em todo o corpo. “O bom funcionamento hepático repercute em diferentes aspectos do corpo, como o aumento da disposição, diminuição do inchaço e melhoria do padrão de sono e da função intestinal”, ressalta.

 

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atende em mais de 50 especialidades. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e estar no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2020 e em primeiro lugar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por quatro anos consecutivos.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.

Tel. (11) 5080-4000

Veja também:

Rotina: 3 receitas de suco detox para o dia a dia

Chás que fortalecem o sistema imunológico

1 comentário

  1. Mellhor Detox Em Capsulas em 1 de maio de 2021 às 10:23 pm

    Grato por compartilhar seus conhecimentos, adorando a as dicas do blog para vida saudável. Quando puder visita la nosso site também. Parabéns pelo seu trabalho.

Deixe um Comentário





Mais conteúdos

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Os queijos estão presentes no cotidiano de todo mundo. Mas é preciso ter uma atenção especial quanto ao seu armazenamento,.

Umami: curiosidades sobre o 5º gosto do paladar

Umami: as curiosidades do 5º gosto do paladar

Doce, azedo, amargo salgado e umami. Sim! Existe o 5º gosto do paladar e é sobre ele que você vai.

Sucos que aumentam a imunidade

Sucos que melhoram a imunidade

Ricos em nutrientes, vitaminas e minerais eles fazem muito bem para a saúde e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês as refeições

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês nas refeições

Alecrim, tomilho, orégano, manjerona e flores de lavanda formam as Ervas de Provence. O toque francês que você precisava na.

Ovo: poderoso alimento para a imunidade

Ovo: poderoso alimento para a imunidade

O ovo é um dos alimentos mais completos. Rico em vitaminas, minerais e nutrientes, sem consumo está totalmente ligado ao.

Dia do Churrasco: os melhores cortes para fazer em casa

Dia do Churrasco: os melhores cortes para fazer em casa

Nada melhor que assar uma carninha em casa e com essas dicas você vai virar um expert no assunto. Veja.