Chás que fortalecem o sistema imunológico

Chás que fortalecem o sistema imunológico

Uma preocupação atual de 9 em cada 10 brasileiros está relacionada ao fortalecimento do sistema imunológico. Em tempos que a pandemia da Covid-19 está em alta no país, é cada vez mais comum a busca por alimentos com essa propriedade. Isso inclui os chás, que podem ser grandes aliados para aumentar a imunidade.

“O chá é e sempre foi uma bebida muito benéfica à saúde. As plantas contam com propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o organismo mais fortalecido. A dica é: aproveite cada gole para desfrutar lentamente o sabor e sentir o aroma prazerosamente. Está liberada a inclusão de gotas de própolis e mel. Outra opção é colocar canela ou cravo”, pontua Diana Dall Agnol, da Bodytech Mont’Serrat.

A nutricionista listou alguns chás para aumentar a imunidade. Conheça os benefícios e as propriedades de cada um e escolha o seu preferido:

Equinácea

A equinácea é uma planta medicinal usada há anos. Também conhecida como flor-de-cone é muito aplicada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados. Em princípio, suas propriedades essenciais são anti-inflamatórias, antioxidantes, desintoxicante e outras. Por isso, o chá feito a partir da equinácea é excelente para fortalecer a imunidade, uma vez que suas propriedades dificultam a ocorrência de processos inflamatórios no corpo.

Guaco

Tem atividade anti-inflamatória, antialérgica e antibacteriana. Para fazer, ferva meio litro de água e misture uma colher de sopa das folhas picadas. Mantenha a fervura por mais cinco minutos e depois coe.

Limão

Devido ao seu poder anti-inflamatório e sua abundância em vitamina C, o chá de limão ajuda a manter a imunidade fortalecida protegendo a saúde do organismo. Ainda, é usado para auxiliar no tratamento de problemas respiratórios como resfriados e a gripe. Para aproveitar bem os polifenois, corte uma unidade da fruta em quatro pedaços e ferva com casca e tudo por dez minutos. Ele vai bem com mel, até mesmo porque o resultado final fica um pouco amargo.

Alho

Contém alicina, zinco e selênio, que são minerais importantes para o sistema imunológico. Coloque o alho no final do preparo e mantenha por pouco tempo no calor para que o princípio ativo seja liberado e aproveitado.

Dica da especialista: dê preferência aos chás naturais (folhas/flores); ferva a água, depois coloque na xícara uma colher de sopa da planta, deixando em infusão por um período de cinco a 10 minutos.

Para  aumentar a imunidade e manter o organismo fortalecido, tenha também uma alimentação equilibrada, pratique exercícios regulamente, durma bem e hidrate-se. Ah, e lembre-se: fique em casa para sua proteção e do próximo!

Veja também:

4 receitas para aumentar a imunidade

10 dicas para manter a imunidade alta

Mais conteúdos

Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?

O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..

Friends camping and having a barbecue

Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa

É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.

homemade pulled pork burger with coleslaw and bbq sauce

Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano

O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.

rócolis - Tá na Época

Brócolis – Tá na Época

O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?

O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.

Sal Rosa do Himalaia - 5 Benefícios para o Corpo

Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo

De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.