Dia do Churrasco: os melhores cortes para fazer em casa

Dia do Churrasco: os melhores cortes para fazer em casa

O churrasco é uma verdadeira paixão nacional. Seja para o almoço durante a semana ou ocasiões especiais com família e amigos, a carne assada no fogo ou na grelha é sempre uma boa opção. Por isso, em 24 de abril é comemorado o Dia do Churrasco, a refeição mais amada dos brasileiros. Para comemorar a data que tal conhecer os melhores cortes para fazer em casa? Além das tradicionais picanha, fraldinha e maminha, outros cortes premium trazem ainda mais sabor quando assados em altas temperaturas. São eles:

Bife de chorizo
O bife de chorizo foi o corte que consagrou a carne Argentina. Retirado do contrafilé, apresenta uma rica capa de gordura e marmoreio moderado, a famosa gordura entremeada na carne, por isso o ideal é ser servido ao ponto.

O corte possui um sabor acentuado que enriquece o menu do churrasco. Fora do Brasil, o bife de chorizo também é conhecido como New York Steak e Striploin.

Bife ancho
O bife ancho é uma das carnes mais icônicas das steakhouses e parrillas argentinas. Trata-se de uma peça que se destaca por três atributos que fazem diferença em qualquer churrasco: maciez, sabor e suculência. Também é uma carne versátil, que fica deliciosa desde malpassada até ao ponto, dependendo do gosto de cada pessoa.

Retirado da parte dianteira do contrafilé, entre 2ª e 6ª vértebras, o bife ancho vem ganhando cada vez mais o coração e a mesa dos churrascos brasileiros. E não é por menos, pois seu principal atrativo é o marmoreio evidente.

Assado de tiras
Estrela das casas de carne no Brasil, o “asado” (com um s a menos em espanhol) é a menina dos olhos de muito parrillero por sua qualidade e suculência. O corte é extraído das costelas do traseiro e dianteiro do boi no sentido transversal ao dos ossos e ganhou este nome devido ao formato de tira entre os ossos e a carne. As espessuras das carnes variam de acordo com a idade do animal e a quantidade de gordura entremeada na carne. Já as cartilagens ósseas agregam sabor e aroma bem particulares.

Short rib
O Short Rib ou “Costela Premium”, como é conhecido, é retirado da parte dianteira do animal. Composto por quatro costelas, o corte é muito saboroso, por fazer parte do Acém. Um detalhe é que as carnes preparadas com osso têm sempre um sabor especial. Este corte é relativamente magro e exige um tempo de cozimento um pouco mais longo.

Prime rib
Numa tradução literal Prime Rib quer dizer “costela de primeira”. É um corte de muita qualidade retirado entre a sexta e a décima segunda vértebra. O Prime Rib possui osso, o que valoriza sua apresentação e confere um sabor especial. Hoje é um corte muito aclamado pela alta gastronomia!
Para ficar suculento, a dica é iniciar o processo na brasa pelo lado do osso garante ainda mais peculiaridade ao paladar.

Todas as carnes podem ser feitas da maneira tradicional, no fogo a lenha ou carvão, nas churrasqueiras elétricas e a gás, até mesmo na air fryer, o que é uma boa opção para quem não tem tanto espaço em casa ou possui restrições para instalar outros modelos.

Agora com essas dicas fica fácil você organizar e fazer um bom churrasco em casa. Aproveite o Dia do Churrasco com esses melhores cortes e mão na brasa!

 

Veja também:

Filé Trinchado

Fraldinha Amanteigada

Deixe um Comentário





Mais conteúdos

A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

A história da coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha e se você ama essa iguaria tipicamente brasileira, trouxemos um pouco.

Aprenda a fazer pizza sem glúten em casa

Aprenda a fazer pizza sem glúten em casa

Brasileiro ama pizza, né? E quem sofre com restrição alimentar pode comemorar que tem receitinha para você também!

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Dicas para conservar cada tipo de queijo

Os queijos estão presentes no cotidiano de todo mundo. Mas é preciso ter uma atenção especial quanto ao seu armazenamento,.

Umami: curiosidades sobre o 5º gosto do paladar

Umami: as curiosidades do 5º gosto do paladar

Doce, azedo, amargo salgado e umami. Sim! Existe o 5º gosto do paladar e é sobre ele que você vai.

Sucos que aumentam a imunidade

Sucos que melhoram a imunidade

Ricos em nutrientes, vitaminas e minerais eles fazem muito bem para a saúde e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês as refeições

Ervas de Provence: cultive em casa e dê um toque francês nas refeições

Alecrim, tomilho, orégano, manjerona e flores de lavanda formam as Ervas de Provence. O toque francês que você precisava na.