Pão de alho: casquinhas crocantes e recheios cremosos para seu churrasco

Receita de Pão de Alho Para Churrasco

Especula-se que o pão de alho possa ter derivado tanto das bruschettas italianas quanto das populares torradas do estado norte-americano do Texas. A entradinha consiste tipicamente de algum tipo de pão guarnecido com uma mistura de alho e azeite ou manteiga, grelhado, tostado ou assado no forno. 

Existem dois tipos básicos e tradicionais, aquele em fatias de pão com a mistura de alho e se assam no forno, numa preparação muito semelhante à bruschetta italiana ou abrindo um pão ao meio e se assam no forno ou na grelha do churrasco.

Leia mais – Lanche na brasa: a história do misto quente

Mas é claro que com o tempo, a receita foi se reinventando e cada vez mais temos diversidades nas receitas. Muita gente acaba se prendendo ao pão de alho preparado apenas com a pasta. Apesar de delicioso, e nunca fora de moda, é possível encontrar diferentes tipos, tamanhos e sabores.

Receitas

O pão de alho é um acompanhamento que faz muito sucesso em churrascos. Mesmo que muita gente acabe comprando esse item pronto, é possível fazer versões caseiras extremamente gostosas, com casquinhas crocantes e recheios cremosos, sem ter muito trabalho na cozinha ou precisar usar muitos ingredientes.

Selecionamos 3 receitas diferenciadas de pão de alho para o seu churrasco.

Pão de alho com manteiga

  • 1 pão francês 
  • 1 colher de manteiga
  •  4 dentes de alho

Descasque o alho e, em seguida, esprema todos bem e reserve. Pegue uma frigideira, coloque a colher de sopa de manteiga e derreta, em fogo baixo. A manteiga vai formar um pouco de espuma, que você pode tirar com a ajuda de uma colher. Adicione em seguida o alho. Corte o pão em rodelas e passe o conteúdo da frigideira em todas as fatias e leve-as para grelha.

Pão de alho com queijo

  • 1 pão francês
  •  1 colher de manteiga
  •  1 dente de alho
  • 100g de queijo mussarela ralado

Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo, removendo a espuma formada com a ajuda de uma colher. Enquanto isso, pique o alho e amasse bem, adicionando esse conteúdo à manteiga. Corte o pão francês ao meio, coloque a mistura de alho e manteiga do lado de dentro dos pães, adicionando também um pouco de queijo ralado. Feche o pão e molhe a parte superior com mais um pouco de manteiga e alho e coloque o resto do queijo. Leve para a grelha.

Pão de alho com linguiça

  • 1 pão francês
  • 100g de queijo mussarela ralado
  • 100g de linguiça moída sem a pele
  • 1 dente de alho moído
  • 50g de requeijão 
  • 10g de cebola ralada

Em um recipiente a parte misture a linguiça, o alho, o requeijão e a cebola ralada. Parta o pão francês pela metade e coloque, em cada uma delas, uma quantidade da mistura. Finalize com o queijo mussarela ralado por cima. Leve para a churrasqueira.

Mais conteúdos

chef flambando

A arte de usar bebidas alcoólicas para flambar

Flambar é um procedimento de cozimento no qual álcool é adicionado a uma panela quente para criar uma explosão de.

aligot

Conheça o Aligot, o purê chic que é uma explosão de sabor

O Aligot é uma especialidade gastronomia francesa que consiste em um purê de batatas mesclado com muito queijo, formando consistência.

bisteca-fiorentina

A venerada Bisteca Fiorentina

A Bistecca alla Fiorentina é um prato típico da Itália, da região de Toscana, onde é venerada. Seu preparo é.

arroz tio joão

Arroz soltinho e saboroso? Veja porque começa no campo

Para um arroz de alta qualidade, o planejamento acontece do campo à mesa para garantir uma qualidade superior, até chegar.

Pão de alho: casquinhas crocantes e recheios cremosos para seu churrasco

O pão de alho é um acompanhamento que faz muito sucesso em churrascos. É possível fazer versões caseiras extremamente gostosas

Ouro da cozinha: as principais especiarias nativas do Brasil

Especiarias nacionais são frutos, raízes e sementes aromáticos. As especiarias possuem um papel fundamental na gastronomia no mundo todo