Ouro da cozinha: as principais especiarias nativas do Brasil

especiarias

As especiarias possuem um papel fundamental na gastronomia no mundo todo, pois são responsáveis por trazer muito mais sabor na preparação dos pratos. Além disso, quando bem harmonizadas, as especiarias podem transformar completamente uma receita, por mais simples que ela possa parecer.

Leia mais – Tá na época: acompanhe a safra de outubro

As especiarias nativas brasileiras ainda não são muito comuns na culinária e tampouco populares no comércio. Mas hoje em dia algumas sementes, favas e raízes estão aos poucos ganhando espaço nos boxes dos mercados municipais e pequenos empórios.

Especiarias nacionais são frutos, raízes e sementes aromáticos que já estavam por aqui quando os portugueses chegaram e estão espalhados pela região amazônica, Mata Atlântica, Nordeste e Cerrado.

Nativas do Brasil  

Conheça agora algumas das principais especiarias nacionais

Cumaru – semente da região amazônica, é um forte aromatizador que pode substituir a baunilha em doces e bebidas.

Imbiriba – mescla de doce e picante, usado no preparo de doces e em líquidos para mistura.

Pimenta-de-macaco – aspecto semelhante a pimenta do reino, baixo grau de ardência e perfume que não perdura por muito tempo.

Priprioca – tem um sabor que aparenta um tipo de capim adocicado, ótimo para dar um toque exótico a receitas doces e salgadas

Puxuri – aroma adocicado, lembra uma mescla de cravo e canela, possui ainda um fundo de frescor, que lembra ao longe o anis estrelado

Conquistou o coração do brasileiro

A busca por pratos com sabores novos e excitantes tem aumentado cada vez mais e um dos principais motivos para que isso aconteça é a utilização dos incríveis temperos e especiarias. Eles são capazes de proporcionar sensações surpreendentes ao olfato e ao paladar, com aromas e sabores únicos.

Abaixo temos algumas especiarias que não são nativas, mas fazem parte do dia a dia e do paladar do brasileiro

Canela – foi considerada símbolo da sabedoria na Antiguidade. Os jesuítas foram os responsáveis pela introdução da canela no Brasil, onde as condições de solo favoreceram sua adaptação. A canela em pau ou em pó é perfeita como aromatizador de doces ou aplicada em bebidas.

Pimenta do reino – originária da Índia, foi introduzida no Brasil em 1930 por imigrantes japoneses. A pimenta do Reino é um dos temperos mais usados no planeta e se encaixa muito bem com praticamente tudo na culinária. 

Cravo – na época das grandes navegações, os cravos valiam mais ou menos seu peso em ouro. Hoje em dia é muito utilizado para dar sabor para diferentes tipos de pratos além de render bons chás.

Açafrão – foi trazido da Índia para o mundo através dos percursos dos mercadores árabes ou das caravelas dos portugueses. É o açafrão que confere o amarelo vivo e o sabor picante ao curry. Muitos pratos à base de arroz, como paellas e risotos, pedem açafrão. Além de dar coloração aos pratos, ele traz um toque vagamente amargo.

Noz Moscada – A moscadeira, árvore dá origem à noz-moscada, é originária das Ilhas Molucas, na Indonésia. Para não perder o aroma, a especiaria deve ser triturada ou ralada apenas na hora de colocar no prato. Seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de diversos alimentos e é apreciado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite.

 

Mais conteúdos

chef flambando

A arte de usar bebidas alcoólicas para flambar

Flambar é um procedimento de cozimento no qual álcool é adicionado a uma panela quente para criar uma explosão de.

aligot

Conheça o Aligot, o purê chic que é uma explosão de sabor

O Aligot é uma especialidade gastronomia francesa que consiste em um purê de batatas mesclado com muito queijo, formando consistência.

bisteca-fiorentina

A venerada Bisteca Fiorentina

A Bistecca alla Fiorentina é um prato típico da Itália, da região de Toscana, onde é venerada. Seu preparo é.

arroz tio joão

Arroz soltinho e saboroso? Veja porque começa no campo

Para um arroz de alta qualidade, o planejamento acontece do campo à mesa para garantir uma qualidade superior, até chegar.

Pão de alho: casquinhas crocantes e recheios cremosos para seu churrasco

O pão de alho é um acompanhamento que faz muito sucesso em churrascos. É possível fazer versões caseiras extremamente gostosas

Ouro da cozinha: as principais especiarias nativas do Brasil

Especiarias nacionais são frutos, raízes e sementes aromáticos. As especiarias possuem um papel fundamental na gastronomia no mundo todo